O arroz integral é o cereal rei na alimentação macrobiótica devido ao equilíbrio perfeito de hidratos de carbono, proteína e minerais, que o torna mais digesto e assimilável. Fortalece o sistema digestivo e é aconselhado para pessoas debilitadas ou que se encontram em convalescença.
O creme de arroz integral é uma ótima opção para o pequeno almoço, o ideal é fazê-lo á noite e deixar a repousar depois de manhã estará pronto a comer, basta aquecer. Conserva-se bem no frigorífico durante cerca de 4 dias, a quantidade de arroz proposta nesta receita dará à volta de 4 pequenos-almoços.
Pode guarnecer o creme de arroz integral com frutos secos, sementes tostadas, compotas de fruta ou granola caseira, para dar mais paladar pode acrescentar canela e raspa de limão.
Porções:
4
Tempo de preparação:
5 minutos
Tempo Total:
2 horas
Ingredientes
- 1 chávena de arroz integral redondo biológico
- 8 chávenas de água
- Alga Kombu (tamanho de um selo)
- 1 pitada de sal marinho
- Granola a gosto
- Canela
- Raspa de limão
Preparação
- Demolhe o arroz durante 4/5 horas, ou a noite toda.
- Descarte a água da demolha e coloque o arroz e alga Kombu numa panela. Acrescente 8 medidas de água para 1 medida de arroz.
- Cozinhe em lume alto até começar a ferver e adicione uma pitada de sal. Reduza o lume para o mínimo e feche a panela mas não totalmente para a água não transbordar.
- Cozinhe em lume baixo durante cerca de 2 horas. Convém ir mexendo o arroz para não pegar ao fundo da panela.